Leitura Bíblica: Eclesiastes 7.15-22
Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (2 Tm 1.7).
Podemos definir moderação como a qualidade de quem age com prudência, buscando evitar tudo o que é errado. Moderação é cautela, precaução, ponderação, sensatez. Ser moderado é ser sábio. Enquanto muitos acreditam que a vida é mais emocionante buscando abusos, na verdade, a vida é melhor com ações moderadas e controladas.
A moderação em tudo é boa. Isso é uma grande verdade. É muito importante aprendermos a viver com moderação. A moderação em tudo é importante. Mas o que é tudo? Tudo é tudo. Devemos ter moderação no comer, dormir, vestir, falar, calar, sorrir, chorar, ajudar, exercitar, brigar, trabalhar, descansar… em tudo. Nossa tendência natural não é a moderação, mas os excessos e extremos. Ora santo demais - ora diabo demais. Come demais - jejua demais. Trabalha demais - descansa demais. Vivemos em um mundo de contrastes, em um mundo de muitos desastres, roubos e tragédias. Muitos querem culpar a Deus pelo caos, mas sabemos que esta desordem vem da falta de equilíbrio em que as pessoas vivem. A culpa deste desequilíbrio é nossa mesmo.
Devemos atentar ao ensino de Eclesiastes que diz: “Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo?” (Ec 7.16-17). O que ele quer dizer? Que você não deveria ser muito bom? Que é certo ser “um pouco” ruim? Não. Ele não diz: “Seja um pouco bom e um pouco ruim”. O que ele diz é para não sermos exagerados. Não tente ser exageradamente justo ou exageradamente sábio.
Onde está o equilíbrio entre esses dois extremos? A resposta é achada no verso 18: “quem teme a Deus de tudo isto sai ileso” (Ec 7.18b). A moderação está no temor do Senhor. Como você pode manter o equilíbrio? Temendo a Deus e vivendo sob a direção e orientação dele.
Viva com sabedoria e temor.
Comentários
Postar um comentário