Leitura bíblica: Efésios 5.14-16
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios (Ef 5.15).
Você já ouviu falar sobre a Space Pen? Em português, a caneta espacial. É uma caneta que utiliza cartuchos pressurizados de tinta e tem a capacidade de escrever sob a gravidade zero, de cabeça para baixo, debaixo d'água, sobre papel molhado e gorduroso, em qualquer ângulo, e em faixas de temperatura extremas. Ela foi criada para que os astronautas pudessem escrever no espaço. Na Terra, escrevemos com a esfera da caneta voltada para baixo, a gravidade puxa a tinta para baixo. No espaço, enquanto os astronautas estão em órbita, não é possível escrever com uma caneta comum, não existe uma força gravitacional suficiente para isso.
Sobre a Space Pen circula uma notícia engraçada dizendo que enquanto os Estados Unidos teriam gasto milhões para desenvolver uma caneta, a União Soviética teria tomado a decisão mais simples e barata de usar lápis. Na verdade, a NASA realmente iniciou pesquisas para desenvolver a caneta, mas cancelou o projeto devido o elevado custo. Foi quando o seu inventor, Paul C. Fisher, tomou a iniciativa de continuar o projeto. Então a NASA decidiu adotar as canetas. O uso de lápis era perigoso, as pontas quebradas e o pó do grafite poderiam danificar os aparelhos eletrônicos.
Contei esta história porque, além de interessante, nos remete a um assunto muito importante. Muitas vezes desperdiçamos muito tempo e dinheiro em coisas que poderiam ser realizadas de forma rápida e objetiva. Complicamos o que é simples, falamos o que não é necessário, buscamos soluções para problemas inexistentes. A vida será muito melhor quando nossas ações forem realizadas com mais sabedoria e equilíbrio. Algumas perguntas importantes devem ser feitas: Precisamos disso? Este é o melhor caminho? Por que vamos comprar uma caneta Fisher que custa mais de mil reais se não vamos participar da próxima missão espacial? Por que complicar quando se pode simplificar?
Viva melhor, simplifique a vida.