Leitura bíblica: Lucas 10.33-35
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mt 11.28).
A história do Bom Samaritano é muito conhecida. Conta que um homem foi assaltado e espancado. Ele ficou caído na estrada, sozinho, precisando de ajuda, necessitando de alguém que o socorresse. Passou um sacerdote pela estrada, desviando do pobre homem, não o ajudou. Depois, um levita fez a mesma coisa, viu o homem necessitado e passou o mais longe que pôde. Veio então um samaritano que, olhando para o homem caído, teve compaixão dele. Fez um primeiro socorro no local, depois colocou o homem em seu jumento e o levou até uma hospedaria. Pagou ao dono da hospedaria para que ele continuasse ajudando aquele pobre homem ferido.
A aplicação imediata é sobre a necessidade de amarmos o próximo e nos disponibilizarmos mais ao cuidado do outro, não pensando apenas em nós mesmos, em nossos compromissos e nossas necessidades. Vemos também aqui um alerta sobre a pouca importância de sermos apenas religiosos, de ocuparmos cargos em uma comunidade cristã e, como o sacerdote e o levita, não nos disponibilizarmos a ajudar e nem nos aproximar de quem está precisando de nós.
Mas, além disso, a aplicação que eu gostaria de deixar para nós hoje é que este samaritano pode representar Cristo. Jesus é o bom samaritano, aquele que não ficou à distância. Ele veio ao mundo para nos resgatar, para tratar as nossas feridas. Ele pagou o preço pelos nossos pecados e nos deu vida. Pode ser que ninguém veja nosso estado de enfermidade. Pode ser que muitos estejam até vendo que estamos precisando de ajuda, mas não querem ou não podem fazer nada, só se afastam. Pode ser também que as pessoas que mais confiávamos se tornaram o ladrão da história, nos feriram, nos roubaram. Mas, apesar de tudo que sofremos neste mundo, devemos ter uma certeza, Jesus enxerga nossa dor, ele tem compaixão de nós. Lembremos disso! Não estamos desamparados, o bom Jesus cuida de nós. E além de cuidar das nossas necessidades físicas, ele salva a nossa alma.
Olhe para o bom Jesus.
Comentários
Postar um comentário