Leitura bíblica: Gênesis 22.9-14
O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras (Sl 145.9).
A palavra providência tem origem nos termos em latim pro (adiante, em favor de) e vide (ver). Mas podemos dizer que a providência de Deus é mais do que ele vê antes ou prevê. Significa dar apoio, prover, sustentar o mundo. Deus cuida de todas as coisas. Ele não se limita a ser um espectador das coisas que acontecem. Ele tudo vê e está agindo em tudo o que está vendo. John Piper, falando sobre isso, usa como exemplo o texto de Gênesis 22 quando Deus prova a fé de Abraão. Ele lembra que, antes de subirem ao monte Moriá, Isaque disse a seu pai: “Onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gn 22.7). Abraão respondeu: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto” (22.8). E, quando Deus mostrou um carneiro preso nos arbustos, “pôs Abraão por nome àquele lugar — O Senhor proverá” (22.14).
No monte, o Senhor proverá. “Deus não se limita a ver como um espectador passivo. Como Deus, ele nunca é simplesmente um observador. Ele não é um observador passivo do mundo, nem um profetizador passivo do futuro. Para onde quer que Deus esteja olhando, ele está agindo” (Piper).
Saber que Deus cuida de todas as coisas deve ser a base de nossa confiança. O cuidado de Deus é motivação para vencermos o medo, para que nossa fé se fortaleça em meio às calamidades que a todo tempo parecem se aproximar. O Deus da providência não tem limites. Sua graça é superabundante, seu poder é infinito. Aquele que criou todas as coisas não tem dificuldade de cuidar delas. Jesus disse que até um simples pardal não morre sem o consentimento de Deus, que até os cabelos de nossa cabeça estão contados (Mt 10.29-32). Deus não apenas cuida dos pardais e conta os fios de nossa cabeça, ele cuida de nós, dá alimento aos pássaros, veste os lírios e nos sustenta. Não devemos temer, Deus tem cuidado de nós. Devemos cuidar de nosso coração e buscar o Senhor dia a dia.
Buscai em primeiro lugar o reino de Deus.