Leitura bíblica: Lucas 14.15-24
Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença (Sl 27.8).
Deus nos tem dados muitas coisas. Como não agradecer o sustento diário, a vida com saúde, a oportunidade de praticar esportes e ter um momento de lazer. Mas, como disse John Piper: “Os maiores adversários de Deus são suas dádivas. Não é o banquete dos perversos que enfastia o nosso apetite pelo céu, mas o infindável beliscar à mesa do mundo”. Ele fez essa citação sobre o jejum em seu livro Fome por Deus. Piper nos lembra que com tantas dádivas recebidas podemos nos distrair, trocando nossa adoração a Deus pela adoração às dadivas de Deus. O perigo de nos alimentarmos com as coisas do mundo e perdermos o apetite por Deus. As coisas do mundo não são necessariamente grandes pecados e transgressões, mas coisas boas que devem ser desfrutadas com moderação, nunca ocupando o lugar de adoração e satisfação que devemos ter em Deus.
Hoje mais do que nunca devemos tomar cuidado com as distrações. Temos uma enorme possibilidade de fazer coisas que tomam o nosso tempo. Antigamente era comum pegar até três filmes para assistir no final de semana. Hoje temos milhares de filmes e séries em aplicativos. Antigamente para fazer compras tínhamos que reservar um tempo para ir até o centro da cidade e conferir os preços nas lojas. Agora temos todo tipo de loja à disposição em nosso celular. É bem fácil distrair-se com muitos grupos de WhatsApp, notificações e mensagens que recebemos. Precisamos tomar muito cuidado, pois prazeres aparentemente inocentes podem causar efeitos mortais.
Nosso texto base traz uma parábola sobre convidados para uma grande ceia, estes infelizmente não aceitaram o convite, cada um tinha uma desculpa para não participar. Somos convidados a buscar a Deus em primeiro lugar. Mais do que comer o pão da terra, lembremos que é “bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus” (Lc 14.15).
Alegre-se no Senhor.