Leitura bíblica: Romanos 11.33-36
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR (Is 55.8).
Como os caminhos de Deus são estranhos para nós. Às vezes, depois de um tempo, até compreendemos algumas coisas que no momento que aconteceram nos pareciam estranhas. Mas ainda assim, pouco sabemos a respeito de Deus e de sua vontade. Somos limitados e somos pecadores, Deus é santo e onipotente. Paulo nos lembra que agora vemos como um reflexo no espelho, de modo imperfeito (1 Co 13.12). Por isso devemos tomar cuidado, examinando sempre se estamos vivendo conforme a vontade de Deus. Pois discernir qual é a vontade de Deus não é uma tarefa fácil. Paulo disse em Romanos 12 que devemos sempre reagir de forma contrária ao pensamento do mundo. É pela renovação da nossa mente que poderemos experimentar a vontade de Deus. John Piper fala sobre isso dizendo: “Quando Paulo nos chama para sermos transformados pela renovação de nossa mente (Rm 12.2), parte do que ele tem em vista é a superação de nossa resistência natural à estranheza dos caminhos de Deus”. Piper lembra que imediatamente antes de exigir mentes transformadas, Paulo escreveu: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?” (Rm 11.33-35).
Profundo é o conhecimento de Deus. Impossível acompanhar seu pensamento. Por isso precisamos nos manter alertas e humildes, pedindo que Deus nos guie. Que ele não permita que chamemos o mal de bem e o bem de mal. Que ele nos examine e nos dê a direção. Que seja nossa oração: “Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (Sl 26.2). “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).
Os caminhos de Deus são melhores que os nossos.
Comentários
Postar um comentário