Leitura bíblica: Salmo 86.11-15
Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará (Tg 4.10).
Um grande mestre recebeu um professor universitário que veio com muitas teorias. Ele tinha mais teorias e críticas ao mestre do que o desejo de aprender. Ele iniciou um longo discurso sobre seus estudos formais. Havia lido e se debruçado sobre os grandes tratados filosóficos e falava acerca deles com desenvoltura. O mestre, enquanto isso, serviu o chá. Encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando chá pela borda. O professor, vendo o excesso se derramando, não pôde mais se conter e disse: Está muito cheio. Não cabe mais chá! Assim como esta xícara - disse o mestre - você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu lhe demonstrar qualquer ensinamento sem você primeiro esvaziar sua xícara?
Às vezes, o grande obstáculo para nosso aprendizado não é o pouco conhecimento, mas sim saber demais. Ou melhor, achar que sabemos demais. Se tivermos muitas rotas prontas teremos dificuldade de aprender um novo caminho. Precisamos reaprender a ouvir, esvaziar nossa xícara, recomeçar. Para se escrever uma história nada melhor que um papel em branco. Devemos tomar muito cuidado para não achar que somos os donos da verdade ou especialistas. Na verdade, podemos estar longe do melhor caminho.
Precisamos aprender a ouvir e exercitar a humildade. As pessoas que mais se destacam não são as orgulhosas, são as que estão sempre atentas às mudanças. As que percebem que a vida é um constante aprendizado, que as melhores ideias estão sempre se renovando. Os melhores caminhos estão sempre mudando.
A nossa vida com Deus parte deste mesmo princípio. Jesus disse que bem-aventurados são os humildes de espírito. O reconhecimento de nossa indignidade e dependência contínua de Deus irá nos levar aos lugares altos. A porta que nos leva à presença de Deus é o arrependimento e a fé, que são dons de Deus.
Somos herdeiros da graça de Deus.
Comentários
Postar um comentário