Leitura bíblica: Filipenses 4.6-9
Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? (Lc 12.25).
Cada dia percebemos que mais pessoas se queixam de ansiedade. Com o mundo na palma da mão, somos expostos a notícias que nos entristecem. Sem contar que os relacionamentos pessoais cada vez mais estão sendo substituídos por mensagens on-line. Este é apenas um dos diversos motivos que tem tornado as pessoas mais ansiosas. Com a ansiedade, vem a perda da alegria, a perda da força para encarar as batalhas do dia a dia. E pior de tudo, o enfraquecimento da fé. Precisamos lembrar que a ansiedade é descrita como característica de quem não confia em Deus. Jesus disse que não devemos andar ansiosos ou inquietos, pois é quem não conhece a Deus que vive assim. “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas” (Mt 6.31-32). Aos ansiosos, Jesus chama de homens de pequena fé. Realmente, se a ansiedade é preocupação e medo, ela é o oposto da fé que traz confiança e paz. “A ansiedade é um sinal de incredulidade, pois aqueles que não conhecem a Deus é que se preocupam com o dia de amanhã. O apóstolo Paulo fala sobre a cura da ansiedade, dando-nos três conselhos: orar corretamente (Fp 4.6), pensar corretamente (Fp 4.8) e agir corretamente (Fp 4.9). Quando conhecemos a grandeza de Deus e apresentamos a ele nossa ansiedade, quando pensamos nas coisas de Deus e agimos de forma coerente com nossa fé, vencemos a ansiedade e desfrutamos a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Rev. Hernandes Dias Lopes).
Disse Jesus: Não andeis ansiosos. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Jesus também falou: Não se preocupe com o que ainda não aconteceu. “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). Que sejamos guardados pela paz de Deus.
No lugar da ansiedade, tenhamos confiança em Deus