Leitura bíblica: Filipenses 4.10-13
Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre (Sl 106.1).
Como respondemos às diversas situações da vida? Geralmente nos alegramos com as boas notícias e reclamamos das más. Paulo disse: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação” (Fp 4.11). Nossa resposta aos caminhos de Deus para nós devem ser sempre em alegria e contentamento. Mesmo em dias de tempestade devemos nos alegrar em Deus. Mesmo passando por problemas devemos reagir com contentamento.
Na Bíblia encontramos vários exemplos de ações de contentamento. Devemos aprender com estes servos do passado e imitá-los. Vejamos alguns exemplos. Davi passando por grande angústia disse: “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5). No Salmo 119.71, demostrando contentamento, o salmista lembra que seu sofrimento lhe aproximou de Deus: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos”. Ainda vemos um exemplo da confiança em Deus gerando o contentamento no Salmo 112.7: “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR”. Com o coração firmado no Senhor não tememos o mal que nos sobrevem. Mais um exemplo temos que nos ensina que quando formos perseguidos devemos permanecer no amor: O amor “não se ressente do mal” (1 Co 13.5). Como nosso último exemplo, quero citar Lamentações 3.21 que diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. O grande contentamento que temos é a salvação, a certeza do perdão e de que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã.
Paulo disse: Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Podemos estar longe disso, mas devemos nos esforçar e buscar aprender. Que respostas você tem dado, o que tem falado nos momentos mais difíceis? Que possamos dizer sempre: Deus é bom (Sl 73.1). “Quanto a mim, bom é estar junto a Deus” (Sl 73.28).
Esperança de auxílio pela misericórdia de Deus.