Leitura bíblica: Provérbios 16.6-13
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14.6).
Está cada vez mais difícil encontrar a verdade. Existe até mesmo a proposta de uma verdade maleável. Uns dizem: Esta é a minha verdade, eu respeito a sua. Como se fosse possível existir a verdade em várias versões. Cremos que só existe uma verdade e um caminho. Em sábias palavras, A. W. Tozer falou sobre esse assunto: “Deixe-me dizer ousadamente que não é a dificuldade de descobrir a verdade, mas a indisposição de obedecê-la que a torna algo tão raro entre os homens. Nosso Senhor disse: ‘Eu sou... a verdade..’ (João 14.6). E novamente Ele disse: ‘Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido’ (Lucas 19.10). A Verdade, portanto, não é algo difícil de encontrar, justamente porque ela está nos procurando! Então, descobrimos que a Verdade não é algo que devemos buscar, mas uma Pessoa a quem devemos ouvir atentamente!”
A verdade é uma pessoa e esta pessoa é Jesus. Seguir a Jesus é ter os olhos abertos à sabedoria. E como foi dito, a verdade está nos procurando. Jesus vem até nós com seu grande amor e com sua graça. Ele nos comprou com seu sangue e quer que inclinemos os nossos ouvidos para ouvi-lo. Jesus nos diz as belas palavras de vida, também nos ensina a reconhecer os nossos pecados e a guardar os seus mandamentos.
Vivemos em meio a muitas mentiras, mas a verdade nos liberta. O conhecimento da verdade abre caminhos iluminados para trilharmos. O encontro com a verdade está em Jesus. Infelizmente muitas vezes não estamos dispostos a ouvir o que Jesus tem a nos dizer. E mesmo quando ouvimos, nem sempre temos disposição para obedecê-lo. Por isso trocamos a liberdade pela escravidão da mentira.
Que o Senhor abra nossos olhos para que possamos verdadeiramente enxergar. Que possamos discernir a voz do verdadeiro pastor que nos chama pelo nome. Com o Senhor, que é o nosso pastor, nada nos faltará.
A verdade é Jesus.