Leitura bíblica: Tiago 1.2-4
Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1 Ts 5.18).
Tiago disse: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tg 1.2-4). Testes e provas acontecem para nos fazer avançar, ou para nos conscientizar de alguma deficiência. Em ambos os casos, o nosso bem é promovido pelas provas às quais somos submetidos. Por isso, ser testado é um grande privilégio. Tiago, em sua epístola, propõe algo muito intrigante, mas completamente verdadeiro: Ele propõe que nos alegremos grandemente por passar pelas provações! Mas lembrando que não nos alegramos com as provações, mas nas provações. Assim como não damos graças por tudo, mas em tudo.
“Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições” (Tg 1.2 BLH). A proposta de Tiago tem a ver com os seguintes argumentos: Primeiro, as provas confirmam o interesse paterno de Deus por nós. Um pai que não apenas nos proporciona facilidades, mas nos fortalece, nos pondo à prova. Segundo, as provas nos tornam conscientes de nossos avanços, retrocessos, aptidões e fraquezas. Sendo provados podemos despertar para a necessidade de luta e resistência. Terceiro, provas produzem perseverança e nos fortalecem. Somente através da experiência que adquirimos resistindo nos momentos difíceis que somos fortalecidos. Quarto, provas produzem aperfeiçoamento, nos tornando maduros e corretos, mais preparados e fortalecidos na fé.
Os testes e provas que passamos são para o nosso bem. Quando provados, com a ajuda de Deus, seremos aprovados. Quando afligidos, consolados. Mude a maneira de encarar os problemas que surgem na sua vida para lhe testar e provar. Encare-os como um privilégio e não se esquive, nem sinta medo deles.
Provações são bênçãos de Deus para nos tornar melhores!