Leitura bíblica: 1Coríntios 13
Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão (1Jo 4.21).
O amor, tão cantado, tão divulgado, tão esquecido. O amor, mais do que um conceito é um caminho sobremodo excelente (1Co 12.31). Tendo o verdadeiro amor não buscamos apenas amar pessoas interessantes, conseguimos amar até os nossos inimigos. Para nos convencer da necessidade de viver o verdadeiro amor, Paulo nos alerta sobre a realidade de quem vive sem amar de forma correta. Sem amor eu ofendo os outros. Sou um incômodo, como o som de metal batendo (1Co 13.1). Sem amor eu nada sou, meus talentos e dons são sem valor (1Co 13.2). Sem amor eu nada faço e nada ganho (1Co 13.3). Mesmo tendo as maiores ações, é como se nada tivesse sido feito. Sem amor não tem valor. Ainda negativamente Paulo diz que sem amor somos como uma criança imatura que não deixou as coisas infantis. Não amadurecemos, discutimos como crianças e agimos como crianças.
Em 1Coríntios 13 Paulo fala sobre as características principais do amor. O Rev. Hernandes Dias Lopes separa em duas características: O que quem ama faz e o que quem ama não faz. Quem ama faz: Amor é atitude. O amor faz-nos olhar para fora, identificando as necessidades e os interesses dos outros. Quem ama não faz: Amor é renúncia. Quando percebemos que as nossas atitudes estão prejudicando ou magoando alguém, o amor nos impele a mudar. Amor é atitude: É paciente, é benigno, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, jamais acaba. Amor é renúncia: não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal, não se alegra com a injustiça.
O mais importante é o amor. “permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor” (1Co 13.13). Tudo passa, as situações mudam, mas o amor deve sempre estar presente. Deixemos as brigas tolas e infantis. Amemos de coração ao nosso próximo e principalmente a Deus.
Recupere o tempo perdido, ame de coração.