Leitura bíblica: 1 Samuel 3.1-10
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados (Ef 4.1).
Nosso texto base conta um momento muito importante na vida de Samuel. Ele ainda era muito novo, estava deitado quando ouviu uma voz lhe chamando. Ele achou que fosse o sacerdote Eli, mas descobriu que não era ele. Isso ocorreu três vezes. Na última, Eli entendeu que era Deus que o estava chamando e lhe disse: “Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve” (1 Sm 3.9). E assim, Samuel atendeu o chamado do Senhor e, quando ouviu Deus falando com ele, respondeu: “Fala, porque o teu servo ouve” (1 Sm 3.10b).
Será que Deus está nos chamando e não temos ouvido? Ou será que não temos entendido que é ele que está falando conosco? Deus sempre fala conosco, ele nos chama, nos orienta e nos repreende. Deus fala conosco, seja através dos acontecimentos, dos amigos e até dos inimigos. Em todo tempo devemos estar atentos para ouvir e discernir se o que estamos ouvindo é realmente a voz de Deus. É importante também lembrar que ao ouvir a voz de Deus não temos que dar outra resposta senão a de Samuel: “Fala, que teu servo ouve”. Não podemos dizer não a Deus, não podemos dizer a ele para esperar um pouco, não podemos sugerir que ele está errado. Devemos ouvir e obedecer. Quando somos convocados pelo nosso patrão, não dizemos não, se dissermos estamos arriscando perder o emprego. Quando somos convocados por Deus devemos obedecer. O chamado de Deus é mais importante do que qualquer outra coisa. “Nunca devemos dizer: Como sei que sou chamado? Antes, devemos perguntar: Como sei que não sou chamado? Somos obrigados a arriscar, agir, confiar em Deus, fazer um começo” (Elisabeth Elliot).
Que possamos dia a dia aprender a discernir a voz de Deus e assim andar de forma digna de nossa vocação, a qual fomos chamados. Lembrando sempre com alegria porque fomos chamados, por sermos de Jesus (Ef 4.1), chamados à salvação.
Deus está falando, estamos ouvindo?
Comentários
Postar um comentário