Leitura bíblica: Salmo 107.23-32
Fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus (At 14.22).
A nossa visão limitada nos leva por caminhos diferentes e experimentamos o doce e o amargo. Nossa vida passa por subidas e descidas, fraqueza e força. Muitas são as alegrias, mas também as tribulações. Esta inconstância quer nos levar a duvidar da fé, a questionar se realmente Deus está conosco. Será que estes altos e baixos fazem parte do plano de Deus para nós? Spurgeon respondeu esta pergunta da seguinte maneira: “Ó, não pense, crente, que suas tristezas estão fora do plano de Deus; elas são partes necessárias dele. O eclipse da sua fé, a escuridão de sua mente, a debilidade de sua esperança, todas essas coisas são parte do método de Deus para fazer você maduro à grande herança que você entrará em breve. Essas provações são para testar e fortalecer sua fé; elas são ondas que o lavam sobre a rocha; são ventos que sopram seu navio mais rapidamente em direção ao porto desejado” (Charles Spurgeon).
Nossa vida é como a vida dos marinheiros descritos em nosso texto base. Eles viajavam nos oceanos, ganhando dali seu sustento. Os ventos fortes começavam a soprar, as ondas se levantavam e os navios iam de cima a baixo. Os homens ficavam preocupados, suas habilidades de nada adiantavam. “Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram. Então, se alegraram com a bonança; e, assim, os levou ao desejado porto” (Sl 107.28-30).
As tribulações e os fortes ventos que enfrentamos nos levam para o porto desejado. Grande oposição nos faz lembrar que somos dependentes de Deus e nos leva a entregar as nossas vidas em suas mãos. Por isso Tiago pode afirmar com convicção: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tg 1.2).
Quando enfrentarmos dificuldades devemos lutar. Com perseverança seremos fortalecidos e levados ao porto desejado.
Deus sempre cuida de nós.
Comentários
Postar um comentário