Leitura bíblica: Tiago 3.4-12
A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto (Pv 18.21).
O freio do cavalo, o leme do navio, uma fagulha e a língua são comparados por Tiago. O que existe em comum entre eles? É que embora pequenos podem causar grandes consequências. Se colocamos freio na boca do cavalo ele nos obedece, podemos dirigi-lo e levá-lo para onde quisermos (Tg 3.3). Um grande navio pode ser guiado em meio a ventos fortes por um pequeno leme (Tg 3.4). Uma fagulha pode colocar fogo em uma floresta inteira. A língua com algumas palavras também pode causar grande confusão (Tg 3.5).
Deveríamos nos atentar mais para o que Tiago está ensinando. Acredito que damos pouca importância ao que falamos. Se não nos atentarmos a isso, vamos dia a dia perdendo o controle de nossas palavras. Pensamos: “Eu não devia ter falado isso… Quando vi já tinha dito…” Isso confirma o que Tiago disse: “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero” (Tg 3.8). Como usamos este pequeno órgão? Por mais difícil que seja devemos buscar controlá-lo. Devemos ter muito cuidado com o que falamos. Devemos lembrar que grandes são as consequências de uma fala impensada. Tiago ainda faz um alerta para que acredita que pode usar a mesma língua para o bem e para o mal. “Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” (Tg 3.9). Ele diz que isso não é conveniente, que não deve ser assim. Não pode sair da mesma fonte água doce e amarga. Devemos tomar muito cuidado com as nossas palavras.
É importante também perceber que a mensagem de Tiago não é negativa. Embora uma pequena palavra possa ser uma faísca que causa um incêndio, as nossas palavras podem também construir grandes coisas. Mesmo sendo um pequeno gesto pode causar grande impacto. Uma pequena palavra pode motivar muitas pessoas. Uma palavra pode fazer alguém sorrir, pode acalmar alguém.
Mude seu vocabulário e mudará a sua vida.