Leitura bíblica: Filipenses 4.4-7
Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio (Sl 62.8).
O que é a oração? “A oração é derramar nossos corações a Deus em louvor, petição, confissão de pecado e ações de graças” (Catecismo Nova Cidade). Oração é demonstração da dependência de Deus, oração é o exercício da fé, oração é o reconhecimento de nossa miséria que clama por misericórdia.
Vivemos dias de grande pressão emocional. Os problemas físicos, o pecado, as diversas atividades nos têm enfraquecido fisicamente e mais ainda emocionalmente. Nossa alma se sente fraca e a oração vem como alimento. “A oração é o meio de andar pelo Espírito. A oração é o jeito de andar pela fé. Em outras palavras, é o fôlego da vida cristã o dia todo. Simplesmente inspire e expire. É o modo como vivemos” (John Piper). A oração é o pulmão da alma, o combustível que alimenta nosso coração.
John Piper fala sobre quatro elementos importantes da oração. Eles devem fazer parte de nossas orações: confissão, petição, louvor e gratidão. “Primeiro, continuamente confesse a necessidade ao Senhor: Preciso de ti. Segundo, clame em petição: Ajuda-me. Terceiro, aproprie-se das promessas de Deus com confiança e louve por ele cumpri-las. Então, quando ele o ajuda, expresse isso e diga: Obrigado. Esses são o ritmo e o fôlego da vida cristã” (Piper).
O Salmo 62.8 diz que nós devemos confiar em Deus, crer em suas promessas. Por isso devemos derramar o nosso coração diante dele. Devemos orar, falando com Deus sobre tudo que aflige o nosso coração. Devemos fazer isso lembrando que ele é o nosso refúgio. Ir até Deus em oração é ir ao lugar certo, é falar com a pessoa certa. É Deus quem nos diz: “ Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41.10). Sejamos perseverantes na oração, sabendo que, por amor a Cristo, Deus sempre ouve nossas orações.
Dediquemos nossa vida à oração.
Comentários
Postar um comentário