Leitura bíblica: Salmo 4.1-3
Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro (Sl 4.8).
Confiança, palavra bonita que expressa segurança e paz. Confiar significa ter fé, acreditar na vitória em meio a duras batalhas, conseguir ter paz no coração mesmo antes de obter uma solução completa para os problemas.
A confiança é fortalecida pela experiência diária. Davi, no Salmo 4.1, diz: “na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”. Davi se fortalecia contra os perigos e temores que estava enfrentando lembrando das muitas experiências e problemas que já havia passado (“me tens aliviado”). Ele sabia que o Senhor jamais o havia desapontado. No Salmo 116, Davi reforça esse pensamento dizendo: “Achava-me prostrado, e ele me salvou. Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo” (v. 6-7). Ter experimentado a generosidade de Deus e o seu cuidado em meio aos perigos, o fortalecia para manter-se sossegado. Por isso Davi demonstra que seu amor por Deus era acrescido. “Amo o SENHOR, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os seus ouvidos” (Sl 116.1-2).
Sempre é importante fazermos comparações entre os problemas que enfrentamos no passado e no presente, relembrando como foi que obtivemos as vitórias anteriores, quantas foram estas vitórias e quantos problemas difíceis já vencemos. A memória é um banco de dados importante, ao qual devemos recorrer de maneira positiva, apagando o que não presta e colocando em destaque aquilo que tem utilidade. Muitas pessoas estão, todos os dias, buscando soluções para os mesmos problemas sem se dar conta de que pode perfeitamente aplicar uma solução prática já anteriormente experimentada. Devemos trazer à nossa memória a fidelidade de Deus que por tantas vezes nos livrou. Que as experiências passadas sejam uma vitamina de fortalecimento para que a nossa confiança se torne inabalável. Que na hora da angústia, Deus responda à nossa oração.
Tenhamos boa memória.