Leitura bíblica: Daniel 9.7-10
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo (Gn 4.7).
Não somos escravos do pecado. Graças a Deus, somos servos de Cristo. Como nos diz Paulo: “Uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Rm 6.18). Mas, por causa da nossa fraqueza, sempre devemos vigiar, tomar cuidado para que não sejamos atraídos pelas armadilhas do inimigo. O Rev. Hernandes Dias Lopes enumerou três enganos principais do pecado. São os seguintes: 1) O pecado vai levar você mais longe do que gostaria de ir; 2) O pecado vai reter você mais tempo do que gostaria de ficar; 3) O pecado custará a você um preço mais alto do que gostaria de pagar.
O desejo do pecado é um inimigo que deve ser dominado. O autor de Hebreus usa uma expressão forte dizendo que devemos resistir ao pecado até o sangue, até à morte. Sempre estejamos conscientes de que do pecado não colheremos bons frutos, somente vergonha. O salário do pecado é a morte. O seu resultado também é a morte. Mas, unidos a Cristo, temos como presente a graça da vida eterna. Se, pelo pecado, um dia oferecemos nosso corpo e nossa mente para a impureza, agora devemos, como membros do corpo de Cristo, servir à justiça para a santidade. Jesus nos deu vida e nos preparou para as boas obras.
Fomos lavados por Cristo Jesus, não sejamos levados pelo pecado. O pecado é o maior problema humano. Precisamos nos lembrar de confessá-los. Como levar o lixo para fora de casa, não basta fazê-lo uma só vez. Pecado é qualquer ato, qualquer pensamento, desejo, emoção, palavra ou feito, ou sua omissão, que desagrada a Deus. O pecado deve ser denunciado. Spurgeon chegou a chamá-lo de o pior assassino. Não basta tentar identificá-lo pelo “achismo”. É preciso do conceito de uma parede no prumo para saber se uma parede está fora do prumo. É preciso comparar nossos atos com o prumo da Palavra de Deus. A vida tem que estar no prumo da Palavra.
Alegria maior é a de buscar a Deus.