Leitura bíblica: Isaías 54.7-8
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo (Sl 23.4).
Os problemas existem, mas as soluções também. É impressionante como as dificuldades fazem brotar novas ideias e oportunidades. Mas é certo que também derruba muita gente. Não podemos dizer que as dificuldades só trazem o bem. Mas devemos lembrar que, a partir das dificuldades, podemos tanto ser derrotados e perder a esperança ou seguir para uma nova etapa muito melhor. O grande erro que cometemos diante dos problemas é querer uma solução imediata. Na maioria das vezes, a solução vem depois de muito trabalho, depois de uma acurada observação e estudo. Acontece após uma sequência de pequenas atitudes, pequenos gestos que somados trazem uma solução sólida e real. Ou seja, pode levar muito tempo e esforço de nossa parte.
Li um texto, de autor desconhecido, muito inspirador que através de algumas frases falava sobre isso: “A mais longa caminhada só é possível passo a passo. O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra. Os milênios se sucedem, segundo a segundo. As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes. A imponência do pinheiro e a beleza do ipê começaram ambas na simplicidade das sementes. Não fosse a gota, não haveria chuvas. O mais singelo ninho se fez de pequenos gravetos e a mais bela construção não se teria efetuado senão a partir do primeiro tijolo. As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia. Como já refere o adágio popular, nos menores frascos se guardam as melhores fragrâncias. É quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida a maravilhosas músicas”.
Devemos lembrar e acreditar que através de pequenos gestos, grandes coisas podem ser realizadas. Os problemas têm soluções, a vida pode ser cheia de alegria e paz. Se seguirmos dia a dia a orientação de Deus e suportarmos as adversidades, venceremos. A boa ação de hoje é parte da construção do amanhã.
Concentre-se nas soluções e não nos problemas.