Leitura bíblica: Apocalipse 2.1-7
Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel (Hb 10.23).
Um texto do livro Histórias para Aquecer o Coração tem como título: “Se Eu Pudesse Recomeçar Minha Vida”. Diz o seguinte: “Se eu pudesse recomeçar minha vida, tentaria cometer mais erros. Encontraria tempo para relaxar. Seria mais transigente. Seria mais tolo do que tenho sido. Levaria poucas coisas a sério. Viajaria mais. Escalaria mais montanhas, nadaria mais e contemplaria mais crepúsculos. Faria mais caminhadas e observaria a natureza. Tomaria mais sorvetes e comeria menos feijão. Teria mais problemas reais e menos problemas imaginários. Na verdade, eu não tentaria ter mais nada. Apenas viveria um momento após o outro, em vez de viver diariamente os anos seguintes. Se eu tivesse de começar de novo, passearia bastante, faria muitas coisas e levaria a vida de maneira mais amena”.
O escritor, chamado de irmão Jeremiah, revela que era uma pessoa muito regrada e que seu excesso de preocupação e zelo lhe fez perder boas oportunidades. É certo que se pudéssemos recomeçar a vida buscaríamos viver melhor, evitaríamos alguns caminhos e andaríamos por outros que não passamos. Fato é que melhor do que lamentar o tempo perdido, é buscar viver o tempo presente. Para recomeçar não é preciso voltar ao passado. Podemos recomeçar um esporte preferido, recomeçar um trabalho abandonado e, principalmente, voltar a viver mais perto de Deus.
João diz à igreja em Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Ap 2.4). Pode ser que, como aqueles membros da igreja de Éfeso, em algum momento afrouxamos o cinto e nos afastamos de Deus. Deixamos de amar o Senhor e sua causa. Pode ser que em algum momento nos tornamos egoístas e, de tão preocupados com a satisfação pessoal, deixamos de olhar para o próximo com amor.
No lugar da frase “Se eu pudesse recomeçar” pense “Ainda há tempo de recomeçar”. É tempo de deixar os maus caminhos e seguir por um novo e vivo caminho.
A vida pode ser melhor.