Leitura bíblica: João 4.46-47
É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus (Mc 10.25).
No texto de ontem falamos a respeito do oficial do rei que foi até Jesus pedir a cura para o seu filho. Um homem importante, um homem de posses, mas alguém que precisava de Jesus. Ele deve ter tentado buscar ajuda na medicina da época, procurado os melhores especialistas, mas não encontrou a cura e a enfermidade ainda piorou. Às vezes pensamos que os nossos problemas estão relacionados à falta de dinheiro e que os ricos vivem muito melhor, que a vida deles é muito fácil. Mas na verdade todos nós passamos por dificuldades e enfermidades. E, muitas vezes, a vida do rico é mais complicada, mais difícil. J. C. Ryle comenta assim essa ideia: “Em geral, roupas finas cobrem pessoas de corações sofridos. Os que habitam em palácios muitas vezes dormem menos tranquilos do que aqueles que habitam em casebres. Ouro e prata não livram o homem de problemas. Podem afastá-lo de dívidas e da pobreza, mas não conseguem livrá-lo de preocupações, enfermidade e morte. Quanto mais alta é a árvore, mais agitada será pela tempestade. Quanto maiores forem os galhos, maior será a área exposta aos ventos”.
Aliás, temos o mal costume de achar que a vida do outro é sempre mais fácil. Seja ele rico ou pobre, sempre encontramos solução para o problema dos outros. Quase sempre achamos a reclamação das outras pessoas exagerada e sem muito fundamento. Devemos ser mais compadecidos e amigos. Precisamos orar pelos que sofrem, sejam ricos ou pobres. Devemos abandonar a nossa constante murmuração e a falta de perseverança diante dos problemas, lembrando que se temos problemas, temos a ajuda e consolo de Deus. E apesar dos problemas, temos a salvação em Cristo.
Quanto aos ricos, a solução para os seus problemas não está nas suas ricas finanças, não está na distração e prazer que o dinheiro pode comprar. Como o oficial do rei, você deve ir até Jesus. Ele não apenas pode resolver seus problemas como pode te dar a salvação.
Rico é quem busca a Jesus.