Leitura bíblica: 1João 1.1-4
A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória (1Pe 1.8).
O mês dezembro está começando, as luzes de Natal enfeitam as cidades, um tempo especial para vivermos e principalmente lembrarmos de Jesus. Tempo de alegria, tempo de refletir sobre o príncipe da paz. Como experimentar a felicidade? Como conhecer a alegria? Conhecendo Jesus, caminhando com Deus. Por que conhecer Jesus é conhecer a felicidade? Porque ele é o verbo da vida, nosso acesso a Deus e à vida eterna. O livro de 1João começa falando isso. “Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa” (1Jo 1.4). “Estas coisas” que João se refere são a vinda de Jesus, a vida eterna e a comunhão conosco. Estas coisas completam a nossa alegria, nos enchem de paz. “Jamais conheceremos a verdadeira alegria até que conheçamos a Cristo. Ele é a fonte de alegria; ele é a fonte de toda bênção; tudo vem por meio dele” (Martyn Lloyd Jones).
Nada é mais especial do que o conhecimento de Jesus. Nada mais importante do que anunciarmos a mensagem da salvação. “João não tem nada a dizer a respeito de encorajamento a tais pessoas, a não ser que tenham um claro entendimento a respeito de Jesus. É por meio dele que temos acesso a Deus; e é através dele que temos comunhão com Deus” (M. L. Jones). Estamos muitas vezes desanimados e muitas pessoas encontram-se sem esperança. O que de melhor temos para o consolo pessoal e para ajudar o nosso próximo é divulgar em primeiro lugar a esperança que temos em Jesus, a alegria que ele nos proporciona e a paz que o capacete da salvação nos traz.
Sem Jesus é impossível conhecer a alegria. Sem Jesus não encontramos a felicidade. Com Jesus, mesmo que muitas coisas estejam faltando, mesmo que estejamos enfrentando problemas, temos a verdadeira alegria. O natal pode ser uma época muito triste para alguns. Mas também pode ser um tempo de encontro com Jesus, um momento de alegria e renovação das forças.
Conheça Jesus.