Leitura bíblica: Romanos 6.1-4
Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne (Ez 11.19).
É início de ano e logo os antigos problemas começarão a brotar. Parece que a mudança só aconteceu no calendário. Mas podemos viver algo novo. Deus nos oferece uma oportunidade de sermos algo mais. Não podemos apagar o passado, mas é possível reescrever o presente e criar um novo futuro. Antonio Carlos Barro disse: “Creio que cada um de nós gostaria de ter uma varinha mágica ou uma borracha especial que pudesse apagar algumas marcas do passado: um erro que cometemos, uma palavra mal falada, uma ação que omitimos, um julgamento errado e tantas outras coisas que hoje nos arrependemos delas. É possível? Realisticamente a resposta é não. Não podemos voltar no tempo e realizar outra ação que não aquela que realizamos. O que foi feito está feito. As consequências boas ou ruins daquelas ações devem ser suportadas. Todavia, creio que podemos mudar as circunstâncias do presente e do futuro. Se alguma coisa foi mal feita, tente corrigir. Você feriu algum sentimento, peça perdão. Tirou algo que não era seu, restitua. Julgou apressadamente, reavalie. Ou seja, você não precisa continuar sendo o que você é tão somente porque alguém ou até mesmo você acha que é assim que deve ser”.
Não somos capazes de mudar nada. Um ano novo não tem poderes de transformar nossa vida, mas Deus pode e ele tem poder para fazer isso. Deus nos ajuda e nos concede forças para vivermos uma vida mais plena e abundante. Se buscarmos o Senhor, desfrutaremos de sua comunhão. Se seguirmos os seus mandamentos, seremos felizes pois nossa vida terá um propósito verdadeiro. “Se você vai fazer alguma resolução para este próximo ano, faça esta: eu vou ser mais autêntico e vou buscar em Deus forças para viver uma vida plena e abundante. Vou desfrutar da comunhão de Deus e seguir os seus mandamentos com mais fidelidade. Eu vou ser o que Deus quer que eu seja!” (A.C. Barro).
Novo coração, nova vida.