Leitura bíblica: 1João 5.13-19
Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável (Sl 51.10).
Em nosso versículo chave vemos Davi expressando sua vontade a Deus dizendo: “Cria em mim, um coração puro. Renova-me Senhor dentro de mim um espírito firme”. Ele sabia de sua fraqueza e instabilidade e pede que Deus lhe dê equilíbrio. “Uma das características do cristão sempre será esta: ele possui uma profunda desconfiança de si e desmedido reconhecimento do poder de Deus. Existe um tipo de cristão que se comporta como se pudesse fazer de tudo. Pobre indivíduo, não vai muito longe se não perder sua autoconfiança. Não; o cristão é uma pessoa que conhece a própria fraqueza, e a teme. Ele ora por um espírito inabalável, um espírito confiável. Ele deseja ser uma pessoa sã (Autor desconhecido)”.
O grande desejo de Davi deve ser o de cada um de nós. Ainda que estando no mais profundo abismo devemos clamar a Deus dizendo: renova-me, leva-me para um superfície plana. Devemos reconhecer a nossa própria fraqueza e mesmo não confiando em nós mesmos, podemos confiar em Deus. Ele transforma o nosso coração de pedra em coração de carne.
Nossa auto-confiança sempre deve ter como base a confiança em Deus. O verdadeiro cristão sabe a fragilidade de sua natureza, a instabilidade de seus desejos e busca na presença de Deus força e direção para a vida. O verdadeiro cristão ora como Davi. Dá-me ó Deus um espírito inabalável, um espírito confiável.
Com a ajuda de Deus podemos vencer o pecado. João disse: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca” (1João 5.18). Em nossa fraqueza e miséria não devemos desanimar, desistir. Estamos seguros nos braços de Jesus. Ele intercede por nós, e mesmo vivendo no mundo, estamos livres do mal (Jo 17.15). Judas nos lembra que Deus é: “poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória” (Jd 24).
Deus nos sustenta com seu amor.