Leitura bíblica: Hebreus 13.5-6
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam (Sl 23.4).
Hoje quero compartilhar um texto de autoria desconhecida. O título é: Pai, começa o começo! O autor inicia contando sobre sua infância: “Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: Pai, começa o começo! O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito. Não sou mais criança. E muitas vezes fico tão perdido sem saber para quem pedir para pelo menos começar o começo de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis. Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para ‘começar o começo’ era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta”.
Pai, começa o começo! Uma bela oração. Com essas palavras podemos demonstrar a nossa dependência de Deus. É como dizer: Preciso de ti, Senhor. Estou em um momento que não encontro saída, não tenho forças. Preciso de sabedoria, mas principalmente de forças para prosseguir. Não sei por onde começar, nem mesmo como começar. Quando pedimos a Deus obteremos ajuda. Suas palavras serão: Conte comigo, meu filho!
O autor desconhecido termina seu texto dizendo: “Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus: Pai, começa o começo! Ele não só começará o começo, mas resolverá toda a situação para você. Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no amor eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: Pai, começa o começo”!
O Senhor é o meu auxílio.