Leitura bíblica: Hebreus 12.1-3
Guarda os mandamentos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres (Dt 8.6).
Conta-se que um dia o chefe de uma empresa fez uma visita surpresa em seu escritório e encontrou seus funcionários jogando o jogo de damas, quando deveriam estar trabalhando. Quando viram o chefe, ficaram confusos sem saber o que fazer. Pararam o jogo imediatamente. Um deles, envergonhado, tentou desculpar-se: Nos perdoe. Apenas queríamos nos distrair um pouco! O chefe fez um gesto bondoso e perguntou: Vocês conhecem as regras do jogo de damas? Como ninguém respondeu, ele mesmo tratou de responder: Vou lhes dizer quais são as regras. A primeira é que não se podem fazer duas jogadas por vez. A segunda, que se pode mover somente para frente e não para trás. A terceira, que quando se chega lá na última fila, você está livre para ir aonde quiser. Vocês estão aprendendo lições muito importantes sobre a nossa existência. Prossigam em seu jogo, por favor, prossigam!
Infelizmente é muito comum pessoas ocuparem o tempo precioso com passatempos. O problema cresce quando deixamos de cumprir nossas responsabilidades ocupando o tempo com outras coisas. Achei bem interessante a ilustração do jogo de damas. Uma jogada de cada vez, sempre para frente e, depois de cumprir a missão, descansar. Aparentemente o chefe deu uma oportunidade para seus desatentos funcionários. Ele disse: Prossigam em seu jogo. Creio que o êxito deles, e a permanência no emprego, está na sabedoria de escolher qual jogo. Qual é a prioridade no momento: o jogo de damas ou o trabalho?
Em nossa vida precisamos sempre definir a prioridade de nossos dias. Quais são as tarefas que não podem ficar para amanhã. Também precisamos seguir em frente no próximo dia. Uma jogada de cada vez que, além de demonstrar a necessidade de foco e escolha, também nos revela a necessidade de persistência e continuidade. Lembrando que nossa tarefa só termina quando for concluída. Não devemos abandoná-la, deixando-nos levar pelo cansaço, distração ou desânimo.
Prossiga em seu chamado.