Leitura bíblica: Lucas 21.34-36
A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta (Sl 143.6).
Temos muitos motivos para seguir o ensino de Paulo que diz: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Cl 4.2). Duas coisas que não podem faltar em nossa vida são oração e gratidão. Sobre o motivo pelo qual devemos sempre orar, a letra da canção Falar com Deus, gravada pelo grupo Novo Tom, nos diz: “Na oração encontro calma, na oração encontro paz. Orar a Deus faz bem a alma, falar com Deus me satisfaz. Falar com Deus que privilégio, abrir a alma ao criador. Sentir que os céus estão abertos e ouvir a voz do salvador. Falar com Deus é o que preciso, pois ele é fonte de poder. Só nele a vida faz sentido, pois me dá forças pra viver”. Realmente encontramos paz e satisfação na oração. Somos abastecidos pelo poder de Deus para enfrentar os embates da vida. Orar é falar com Deus e ter a satisfação de ouvir a sua voz. Sim, devemos aproveitar o privilégio de falar com Deus e a oportunidade de levar até ele o que se passa dentro de nós.
Spurgeon disse algo interessante sobre a importância de perseverarmos na oração: “Temos um grande número de mandamentos e miríades de promessas. Se Deus falou muito sobre oração é porque ele sabe que temos muita necessidade dela. Tão profundas são as nossas necessidades que, até estarmos no céu, não devemos deixar de orar”. Spurgeon diz que quem não percebe a necessidade de orar é porque não enxerga o quanto necessita de Deus. “Tu não queres coisa alguma? Então, temo que não conheças a tua pobreza. Acaso não tens qualquer misericórdia a clamar a Deus? Então, que a misericórdia do Senhor mostre a ti a tua miséria!” Ele chega a colocar em dúvida se alguém que não ora pode ser um verdadeiro cristão. “Uma alma sem oração é uma alma sem Cristo. Se és um filho de Deus, deves buscar a face de teu Pai, e viver no amor de teu Pai”.
Perseveremos em oração para que mantenhamos comunhão com Deus. Assim podemos ser mais santos, humildes, sábios e gratos a ele.
Oração para a alma é respiração.