Leitura bíblica: Salmo 84
Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste (Sl 26.8).
No Salmo 84 encontramos um cântico de alegria porque ao salmista foi permitido reassumir sua adoração. O salmista demonstra como era seu estreito relacionamento com o templo que naquela época representava a habitação de Deus, a presença de Deus. Ele demonstra como sua vida tinha como maior anseio a presença de Deus. Sua força estava em Deus. Seus caminhos eram dirigidos por Deus. Sua história era a história de Deus.
Neste salmo podemos ver algumas características de alguém que vive como um cristão verdadeiro, como discípulo, como um adorador.
1. Um adorador ama o Senhor (v. 1-3). O salmista expressa seu amor dizendo “como eu amo o teu templo”. Lembra o quanto desejou este momento quando foi privado de estar na casa do Senhor. Como os pássaros poderiam construir seus ninhos e morar perto do templo ele tinha a casa de Deus como sua morada. Seu amor se manifestava no prazer em dedicar-se a Deus.
2. Um adorador se alegra no Senhor (v. 4-7). Quem ama a Deus e vive com ele, é feliz. Felizes são aqueles cuja a vida é gasta no serviço do santuário. “estão sempre a louvar-te”. Na presença de Deus podemos cantar alegres. Feliz também porque envolvido com as coisas de Deus tem a mente ocupada com boas coisas e seus caminhos são retos. Até mesmo quando passa pelas dificuldades, por estar na presença de Deus, transforma esse momento árido em manancial. Como uma planta que floresce no deserto por onde passa deixa o lugar alegre. E em sua caminhada tem as forças aumentadas dia a dia.
3. Um adorador tem a provisão do Senhor (v. 8-12). O salmista ora dizendo a Deus que a presença do Senhor vale mais que qualquer outra coisa. Ele sabe que a provisão para a vida vem do Senhor. Ele é o sol, o poder, o escudo e sustento. O Deus que não sonega bênção aos seus filhos.
Feliz o homem que confia em Deus e o adora em espírito e em verdade.
Vivamos na presença de Deus.