Leitura bíblica: Eclesiastes 7.15-22
Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação (2Tm 1.7).
Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz. No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte e a colheita foi boa. No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rápido e a colheita foi maior. No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho. Então o mestre advertiu-o: Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem. Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.
Na medida. Precisamos dosar o tempero, ter cuidado para não exagerar e nem ser econômico demais. A vida pede equilíbrio, que façamos todas as coisas com moderação. Paulo disse a Timóteo que é Deus quem nos dá capacidade de agir com moderação. Devemos pedir a ele forças para viver uma vida de equilíbrio. Ao mesmo tempo que ele nos dá uma vida de poder e amor, nos dá também capacidade de controlar a nossa ação. Poder descontrolado e força em mãos erradas podem causar grande destruição. Amor sem discernimento pode se tornar uma muleta para quem pode andar. É preciso carregar um bebê no colo até ele aprender a andar, quando crescer, deve caminhar com as suas próprias pernas.
Sim, Deus nos dá sabedoria para vivermos em equilíbrio e para não cairmos na armadilha dos extremos. “Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente perverso, nem sejas louco; por que morrerias fora do teu tempo?” (Ec 7.16-17). “Não sejas demasiadamente justo... demasiadamente perverso. O orgulho pode mascarar-se de justiça, até mesmo em pequenas coisas, por outro lado, há um impulso para a perversidade que vai além dos padrões de vida usuais” (Comentário Bíblia Fé Reformada). Fuja destes extremos.
Moderação se encontra na humildade de ouvir a Deus.