Leitura bíblica: Mateus 9.1-8
Nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças (Cl 2.7).
Nosso texto base conta a história da cura de um paralítico. Ele foi levado até Jesus por alguns amigos. Estes acreditavam que Jesus poderia curá-lo. Jesus, vendo a fé daqueles homens, primeiro diz ao paralítico: “Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados” (v.2b). Sua atitude levou os mestres da lei a pensarem que Jesus estava blasfemando por considerar-se no direito de perdoar pecados. Jesus os repreende dizendo: Por que vocês estão pensando essas coisas más? O que é mais fácil dizer estão perdoados os seus pecados ou levante-te anda? “Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa” (Mt 9.6).
Vemos neste pequeno texto muitos detalhes importantes. A declaração de que Jesus é Deus. A cura completa do paralítico tanto física como espiritual. A fé do paralítico e seus amigos sendo reconhecida.
Dwight L. Moody comentou sobre esse texto: “Uma das coisas maravilhosas que temos nesta passagem é que as pessoas não haviam levado o paralítico até Jesus para que ele fosse perdoado dos seus pecados e, provavelmente, nem o próprio homem doente pensava nisso. Ele apenas esperava se livrar de sua paralisia”. Imagine a situação, o homem ainda paralítico e muitas pessoas ao redor criticando Jesus, pois só Deus pode perdoar pecados. Jesus, ao perdoar primeiro os pecados daquele homem, fez uma declaração importante: o valor da cura espiritual é superior ao da cura física. Sobre a fé daqueles homens, Moody disse: “Há uma coisa que me encoraja muito. O Senhor pode honrar nossa fé e fazer sua obra através de nós - Vendo-lhes a fé. Se apenas tivermos fé no Filho de Deus, ele fará seus milagres e salvará uma multidão de pecadores. Nós só precisamos crer e pregar seu santo evangelho e ele mesmo se encarregará de realizar aquilo que nós não podemos fazer”.
Confie, aproxime-se de Jesus.