Leitura bíblica: 1Timóteo 4.6-10
Orai sem cessar (1Ts 5.17).
Uma jovem atleta, bem sucedida, sentiu-se fraca na fé e foi procurar o seu pastor. O pastor perguntou-lhe: Quantas vezes por semana você treina no seu esporte? Todos os dias eu treino pelo menos uma hora - respondeu a jovem. Ele continuou: Quantas vezes você ora por semana? Eu oro de vez em quando - respondeu encabulada. A próxima pergunta foi: E quanto tempo você fica em oração? Dez minutos no máximo, foi a resposta. O pastor fez mais uma pergunta: Você acha que seria boa atleta se gastasse em seu exercício físico o mesmo tempo que passa em oração? Oh! Não, pastor, claro que não! - ela disse. Então veio a pergunta final: Como então você espera ter uma vida cristã vitoriosa, orando tão pouco tempo?
É importante refletir. Em primeiro lugar, precisamos nos exercitar fisicamente, cuidar de nossa saúde e nos alimentar bem. Paulo disse que o exercício físico é pouco proveitoso, mas disse isso comparando-o com exercício espiritual (1Tm 4.8). Ele não disse que o exercício fisico não tinha nenhum proveito, mas sim que o exercício da piedade tem maior proveito, pois seu proveito não é somente para esta vida, mas para a eternidade.
Em segundo lugar, precisamos nos exercitar espiritualmente. Não podemos cuidar do corpo esquecendo de cuidar da alma. A história da jovem atleta é bem ilustrativa. Ela sentia-se fraca espiritualmente e descobriu que seu problema era falta de exercício espiritual. Como esta jovem, ocupamos nosso tempo com muitas atividades, esquecendo do exercício espiritual. Precisamos ainda lembrar que o mais importante de nossa vida é como vai a saúde de nossa alma. Para que a nossa alma esteja bem, precisamos alimentá-la. Qual a quantidade e qualidade dos alimentos que nossa alma tem recebido? O quanto temos praticados os exercícios espirituais, como a oração e a leitura da Bíblia? Como pessoas de Deus, devemos ouvir o conselho de Paulo: “Segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” (1Tm 6.11).
Combate o bom combate da fé.