Leitura bíblica: Lucas 17.11-19
Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros (1Ts 2.6).
Não espere a gratidão. Este é o título de um pequeno, mas profundo texto de Fábio William. Ele disse: “Não espere gratidão de ninguém! Quem faz o bem esperando agradecimento, está fadado a se magoar! As pessoas são acostumadas a pedir, mas poucas têm o hábito de agradecer. É assim desde os tempos bíblicos! Em Lucas 17.11-19, o Mestre dos mestres cura dez leprosos, mas apenas um retorna para louvar a Deus. Então, Jesus pergunta: Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Somente um voltou para agradecer! Quer se proteger da ingratidão e preservar sua paz? Faça pela graça de fazer! Não aguarde reconhecimento pelo bem que fez, mas alegre-se por poder praticá-lo! Assim, mesmo que ninguém agradeça, você já terá tido sua recompensa. E se alguém agradecer, o júbilo será em dobro!”
Embora a frase “Não espere gratidão de ninguém” traga um tom de tristeza, ela é realmente um alerta contra a decepção. Seria natural o reconhecimento depois de uma boa ação, mas infelizmente algumas vezes, além de não sermos reconhecidos, recebemos críticas. A ingratidão leva muitos a, no lugar de enxergar bondade nas pessoas, só apontar seus defeitos. Diante desta realidade, só não iremos desanimar quando entendermos que o propósito de fazer o bem é unicamente ajudar. Devemos ter em mente o que Paulo ensinou em Colossenses 3.23: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”. Jesus disse: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.10). Podemos ser ignorados e até perseguidos pelas pessoas, mas Deus está vendo o que fazemos de bom e ele nos recompensará. “Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mt 5.12).
A ingratidão sofrida, mais do que nos entristecer, deve nos levar a questionar se temos elogiado e agradecido quem tem nos ajudado.
A maior recompensa é a capacidade de ajudar o próximo.