Leitura bíblica: Eclesiastes 9.4-6
Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos (Jó 14.7).
Og Mandino, no livro A Melhor Maneira de Viver, ensina como devemos ler o jornal do dia: “Não devemos começar pelo noticiário político, pois ele nos deixa revoltados, nem pelas notícias econômicas, porque elas podem deixar-nos deprimidos; nem pelas notícias policiais, pois alimentariam em nós o medo de sair de casa; nem pelas notícias esportivas, pois o nosso time pode ter perdido e começaríamos o dia com tristeza”. Por onde, então, começar a leitura? Ele responde: “pelo obituário, ou seja, pela lista das pessoas que morreram”. Ao fim da leitura, diz ele, nós vamos descobrir algo extraordinário: nós não estamos na relação dos falecidos. E todos que figuram na lista dariam tudo para estar no nosso lugar. Assim, nós devemos começar o dia com profundo sentimento de gratidão, pois estamos vivos.
Apesar dos problemas, estar vivo é prova de que ainda temos oportunidades. Ainda podemos reagir aos mais difíceis problemas. Podemos reverter difíceis situações. Isso foi o que o próprio Og Mandino fez. Aos trinta e cinco anos de idade era um derrotado. Falido, alcoólatra, foi completamente abandonado pela mulher e pela filha que não suportavam mais conviver com ele. Dez anos depois, estava no topo da fama escrevendo livros de encorajamento, de autoajuda, mostrando que nunca devemos desistir da vida, nem de nossos sonhos.
Estamos vivos, portanto hoje é um dia de gratidão e também um dia de trabalho. Dia de prosseguir buscando a vitória. Para isso devemos nos apegar a Deus, pois ele nos dará forças para vencer. Hoje é o melhor dia de nossas vidas, é o único dia que temos. Este dia deve ter toda a nossa atenção. Não desperdice seu tempo olhando para trás, para o retrovisor do passado. Nem se preocupe com o futuro. Busque fazer o melhor que puder hoje. Como podemos fazer este dia melhor? Olhando para Jesus, nossa esperança viva. Jesus deve ser nosso exemplo, nosso modelo, nossa inspiração.
Jesus é nossa esperança viva.