Leitura bíblica: 1Pedro 1.3-9
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos (Gl 6.9).
Parece que as pessoas estão cada vez mais sensíveis emocionalmente. Se chateiam com facilidade, ficam ansiosas por qualquer coisa. Um dos principais motivos disso acontecer é a busca excessiva por felicidade. É até engraçado dizer que a busca pela felicidade tem tornado as pessoas infelizes, mas isso é uma grande realidade. O querer sentir-se confortável e feliz o tempo todo tem deixado as pessoas cada vez mais egoístas e tristes. A falta de propósito e significado na vida tem adoecido muitas gente. A impressão que tenho é que antigamente os valores eram mais importantes do que os desejos. O compromisso com a família, a honra, a fidelidade, eram colocados em primeiro lugar.
Nossa vida, então, não deve ser uma busca pela felicidade a qualquer preço e, sim, uma missão na qual procuramos desempenhar nosso papel na sociedade de acordo com o chamado de Deus. É vivendo conforme o propósito de Deus que iremos encontrar a felicidade. Muitos podem até parecer felizes e motivados, mas com a esperança errada e falsa, a situação destes se torna ainda mais grave. O que lhes aguarda é um final triste e decepcionante. Stephen Covey disse: “Se a escada não estiver apoiada na parede correta, cada degrau que subimos é um passo a mais para um lugar equivocado”. Se nossa esperança está na busca da alegria sem responsabilidade, sem amor ao próximo, podemos até estar subindo, mas nossa queda será grande. Mas se nossa esperança é Jesus e a salvação, se vivemos uma vida de acordo com a vontade de Deus, estamos no caminho certo.
O convite de Deus a nós é para recebermos a Cristo Jesus, nossa esperança. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança” (1Pe 1.1). Cremos em Deus e por isso temos esperança. Uma viva esperança, eterna, que nos enche desde já de alegria.
Firmes na fé, alegres na esperança.