Leitura bíblica: Josué 24.14-16
Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido (Ef 5.33).
Havia duas casas um ao lado da outra. Numa delas residia uma família muito infeliz. Os cônjuges gritavam um com o outro, brigavam e discutiam o tempo todo. Enquanto a outra casa ao lado era lugar de felicidade e calma. Durante uma das brigas, a esposa perguntou ao marido: Já ouviste o casal ao lado brigar ou gritar um com outro? Não! Não! - ele respondeu. Então, foi até lá para ver o que eles faziam para evitar. O marido ficou na janela e assistia o movimento do casal vizinho. A esposa estava na cozinha a cozinhar, e o homem sentou-se à mesa a escrever. De repente, o telefone tocou, e o homem saltou e foi ao corredor para atender. Infelizmente, no caminho, ele esbarrou em um vaso e caiu. Ele ajoelhou-se e começou a pegar os pedaços. A esposa saiu da cozinha e também se ajoelhou, começou a ajudar o marido a recolher os pedaços no chão. O homem disse à sua esposa: Eu sinto muito querida, corri para pegar o telefone e esbarrei no vaso, que caiu e quebrou. A esposa respondeu: Não, querido, a culpa é minha. Eu coloquei no caminho e por isso que você esbarrou nisso. Eles se beijaram, e isso acabou. O marido da casa aonde tinha sempre confusão, apreciava toda cena da janela da sua casa. Ele chamou a sua esposa e lhe disse: Sabe qual é o segredo deles para serem felizes e não viver sempre em confusão como nós? É que na relação deles ambos são culpados por cada problema e na nossa relação estamos sempre certos e buscamos ter sempre razão em tudo.
Será esse o segredo da felicidade em qualquer relação? O que faz um casal viver em paz e não brigar? Como viver em paz com seu cônjuge? Sabemos que somente o amor mantem duas pessoas unidades. Mas teremos paz em nosso casamento principalmente quando nossa prioridade for servir a Deus em primeiro lugar. Amar a Deus e ao nosso cônjuge que está próximo é o grande segredo da paz e felicidade.
Melhor do que ter razão é demostrar amor.