Leitura bíblica: 2Timóteo 2.1-7
Se já morremos com ele, também viveremos com ele (2Tm 2.11).
Enquanto muitos abandonam o caminho da verdade, fortificados pela graça de Deus, somos incentivados a permanecer firmes. A recomendação de Paulo a Timóteo é que além de permanecer no que tem aprendido da parte de Deus, também transmita a outros para que também possam instruir ainda outros. Fortificados na graça e não em nós mesmos devemos ser diligentes em nosso compromisso com Deus.
Para ilustrar, Paulo dá três exemplos: o soldado, o atleta e o lavrador. Sobre o soldado diz que devemos trabalhar com dedicação. É preciso tomar cuidado com as distrações. “Nenhum soldado se deixa envolver em assuntos da vida civil, pois se o fizesse não poderia agradar o oficial que o alistou” (2Tm 2.4). Muitas vezes deixamos de fazer nosso trabalho como cristãos porque temos outras prioridades que nos distraem. Um bom soldado está permanentemente em guarda. Quanto ao atleta a aplicação é a respeito da trapaça, desonestidade. “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2Tm 2.5). Na corrida da vida temos regras a seguir. Não podemos seguir a nossa própria vontade, devemos atentar para a vontade de Deus. Ele escreve sua lei em nossos corações e nos guia pelo Espírito Santo. A última comparação é com o lavrador e fala sobre o problema da preguiça. “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos” (2Tm 2.6). Para se colher os frutos devemos trabalhar arduamente. “Muitos cristãos surpreendem-se por não verificarem, em suas vidas, crescimento na santidade. Será que estamos negligenciando o cultivo desse campo que é o nosso caráter?” (John Stott).
“Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Não há como obter resultado sem esforço, sem trabalho.
Que possamos meditar e praticar este grande ensino da Palavra de Deus. “[…] Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar” (2Tm 2.15).
Se perseverarmos, com ele reinaremos.