Leitura bíblica: Salmo 21.1-7
O temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra (Pv 15.33).
Você já deve ter visto alguns vídeos de pessoas que, quase na linha de chegada, se distraem comemorando antes da hora e acabam perdendo a prova. A espanhola Laura García-Caro, da marcha atlética, foi testemunha disso em 2024. Pelo Campeonato Europeu de Roma, na prova dos 20 km, Laura estava a cinco metros da linha de chegada e já comemorava a medalha de bronze, quando foi ultrapassada pela ucraniana Lyudmila Olyanovska. A reação da atleta, após ficar fora do pódio, viralizou nas redes sociais. Foi um pequeno descuido, uma precipitação que a tirou do pódio.
Um acontecimento como esse deixa uma lição para todos nós. Comentando esta notícia, Thiago Grulha disse: “Não se precipite! Não seja apressado! Não conte vantagem. A vida é uma caixinha de surpresas e o planeta inteiro pode girar de um jeito que mude muita coisa de lugar. Espere a conclusão dos processos, termine o que você precisa terminar, segure as pontas até a última linha da história, seja cuidadoso! Não estrague a sua jornada por causa de afobações, ou infantilidades. Atravesse primeiro a linha de chegada e só depois dê os próximos passos. Não seja impulsivo. Movimente-se com discrição, dependa sempre da graça de Deus, não caia na armadilha de tentar provar algo para alguém e busque sabedoria para viver um dia de cada vez. Espere a hora certa para dançar de alegria! Até lá, mantenha as suas pernas no ritmo do esforço que os seus sonhos merecem”.
Laura disse que faltando 300 m e 200 m, olhou para trás porque sabia que a ucraniana estava perto. Quando faltavam 100 m, olhou de novo. Restando apenas 50 m e 40 m, achou que não seria ultrapassada. Todos os dias devemos prosseguir na corrida da vida. Confiando em Deus, lutando com as forças que ele nos dá. O inimigo está atrás tentando nos derrubar. Ele quer nos tirar do pódio, nos levar à soberba que precede a ruína.
Não devemos tirar conclusões precipitadas.