Leitura bíblica: Marcos 10.35-45
Seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus (1Pe 3.4).
O sentimento de inferioridade é mais comum do que imaginamos. Todos nós, em algum momento, nos sentimos desconfortáveis ou inferiores diante de algumas situações e pessoas. A diferença está na atitude de cada um. Podemos vencer este sentimento ruim e prosseguir fazendo o que tivermos que fazer, ou podemos, tomados pelo medo, ficar sem ação, nos sentindo cada vez menores.
Em um sermão, Martin Luther King Jr. citou as palavras de Jesus registradas no evangelho de Marcos 10.43: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva”. E disse: “Todos podem ser grandes, porque todos podem servir. Você não precisa ter formação superior para servir. Você não precisa concordar o sujeito e o verbo para poder servir. Não precisa saber sobre Platão e Aristóteles para servir. Você só precisa de um coração cheio de graça, uma alma gerada pelo amor”.
Que bela aplicação das palavras de Jesus: Todos podem ser grandes, porque todos podem servir. Maior é o que serve. Quer ser maior? Seja um servo de Deus, seja um servo de seu próximo. Quando Tiago e João pediram para ocupar lugar privilegiado no céu (Mc 10.37), Jesus disse que eles não sabiam o que estavam pedindo, pois no reino de Deus as coisas não funcionam como no mundo. Então afirmou: “Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.43-45).
No lugar do sentimento de inferioridade, devemos nos lembrar que nossa posição só depende de nosso relacionamento com Deus. Ele nos dá a possibilidade de sermos grandes, maiores do que podemos imaginar. Devemos tomar cuidado com a busca das grandezas deste mundo e o perigo de tentar realizar grandes coisas para alcançar reconhecimento.
Sejamos grandes pessoas que servem a Deus.