Leitura bíblica: Mateus 6.25-34
A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra (Pv 12.25).
Conta-se que quando Chesty Puller, um famoso comandante da marinha americana, viu-se cercado de todos os lados por parte de oito divisões inimigas durante a guerra da Coreia, disse: “Tudo bem, eles estão à nossa esquerda, eles estão à nossa direita, eles estão à nossa frente, eles estão atrás de nós. Desta vez eles não podem escapar.” Às vezes nos vemos com problemas por todos os lados e nossa reação é: agora estou perdido. Somos então tomados por ansiedade e medo. Mas podemos confiar no Deus dos impossíveis, podemos sim vencer.
Nosso texto base pode ser a melhor inspiração para os nossos dias de ansiedade: “Não andeis ansiosos pela vossa vida” (Mt 6.25a). Como é difícil obedecer este mandamento. São tantas demandas, tantas surpresas e preocupações que nos cercam que parece impossível não ficarmos ansiosos. Mas conforme este texto nos ensina, Deus sabe de todas as nossas necessidades e, como cuida das plantas e animais, cuida muito bem de nós, seus filhos. O texto também nos ensina que temos que lidar apenas com os problemas de cada dia. “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). Nossa atenção maior deve ser buscar a Deus: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
É preciso lembrar que todos nós temos problemas. Na vida, os obstáculos e as dificuldades são inevitáveis. Mas eles não vem para nos destruir. As dificuldades são como alarmes para nos alertar que algo precisa ser feito. É um sinal para que nossa atenção seja despertada a tempo de reagir. Os problemas são para nossa disciplina e crescimento. No lugar do lamento e ansiedade, devemos tomar uma atitude positiva. O melhor remédio para a ansiedade é a oração. Entregue seus problemas nas mãos de Deus e descanse em paz.
No lugar da ansiedade, a luta e a confiança.