Leitura bíblica: Mateus 22.34-40
Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? (Lc 9.25)
Conforme o ensino de Jesus, o resumo de toda lei é amar a Deus e amar ao próximo como a si mesmo. Quero chamar atenção para a necessidade de amarmos a nós mesmos. Pode parecer desnecessário falar sobre isso, afinal, parece que o grande problema da maioria é amar demais a si mesmo. Só que na prática isso não é bem verdade. Muitas de nossas atitudes demostram que não amamos realmente a nós mesmos. Fazemos coisas que no lugar de serem boas são muito prejudiciais a nossa vida.
Embora a fala de Jesus não seja direta sobre isso, podemos chegar a esta conclusão, pois se devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos entendemos que devemos amar a nós mesmos. Ama a Deus. Ama ao próximo. Ama-te a ti mesmo. É impossível amar a Deus e amar ao próximo se você não é capaz de amar-se a si mesmo.
O Rev. Abival Pires da Silveira fala sobre quatro maneiras de amarmos a nós mesmos: 1. Viva suas emoções. Na vida ocorrem episódios dolorosos, nós os ruminamos e eles nos causam sofrimento, mas também existem os momentos que nos fizeram felizes. Cultivemos esses momentos privilegiados de alegria. Vivamos o amor e a paz. 2. Premie-se diariamente. Faça cada dia algo que lhe dê ou lhe traga satisfação. Algo exclusivo, seu, de você, e para você. Dedique momentos inteiramente a você, à sua recuperação, ao seu fortalecimento interior, à contemplação da natureza, da vida, do ser. 3. Abrace a vida. Abrir-se para o outro, ter amigos, abraçar e ser abraçado é uma prática enormemente terapêutica. O abraço com os dois braços, com força, apertado, praticado com assiduidade produz efeitos milagrosos. 4. Busque comunhão com Deus. Agradeça a Deus por aquilo que você é. Você é único, especial, imagem e semelhança de Deus. Deus o ama e o criou por uma razão especial, então você pode aceitar-se com gratidão.
Complete esta lista com novos itens. Se aprendermos a amar a nós mesmos poderemos amar melhor ao nosso próximo e a Deus.
Devemos amar a nós mesmos.