Leitura bíblica: Provérbios 23.15-21
Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico (Pv. 22.24).
A frase popular “Diga-me com quem andas e eu direi quem és” não está na Bíblia, mas seu ensino é bíblico pois encontramos versículos que confirmam isso. Devemos evitar as más companhias, buscando andar próximo de pessoas que acrescentam, que buscam seguir a Deus e seu bom caminho, avançando assim para a santidade. “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Pv 13.20). Paulo ensinou: “Não vos enganeis: as más conversações (companhias) corrompem os bons costumes (bom caráter)” (1Co 15.33). E temos também o conhecido texto do Salmo 1.1 que diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.
Uma fábula ilustra muito bem esse tema: Um fazendeiro armou uma rede no campo onde havia plantado milho, porque os pardais desciam ali para comer o milho semeado. Entre os pardais, caiu na rede uma cegonha. Espere aí! - exclamou a cegonha - Não sou pardal, sou cegonha. Não tenho nada a ver com isto! Solte-me! O fazendeiro retrucou: Se você não é pardal, o que estava fazendo no meio desses ladrões?
Somos filhos de Deus, então devemos ser amigos de Deus e não amigos do mundo (1Jo 2.15-17). Devemos estar perto de pessoas que promovem a fé e não de pessoas que a negam por suas obras. Precisamos tomar cuidado, essa mistura com o mundo pode nos trazer grande prejuízo. Ela vai enfraquecer a nossa fé, aumentando o nosso desejo pelas coisas que não devemos buscar.
Devemos ser educados e simpáticos com todas as pessoas, mas isso não significa compartilhar de suas ideias e práticas. Devemos tentar mostrar-lhes o caminho e não fazer as mesmas coisas que eles. Se vivermos como o ímpio sofreremos as consequências disso. Que possamos viver com sabedoria. “Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento” (Pv 23.23).
As boas companhias edificam a nossa fé.