Leitura bíblica: Tito 2.11-14
Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel (Hb 10.23).
Uma bela ilustração conta o seguinte: A urna com a verdade da vida estava oculta em alguma gruta. Multidões lançaram-se, ao longo dos tempos, numa procura incessante, pois lá haveria respostas às inquietações humanas. Três chegaram lá, em momentos diversos e tiveram reações distintas com o que viram. Sob uma laje, logo removida, estava a inscrição com uma única palavra: esperança. O primeiro peregrino exasperou-se: Tanto sacrifício para nada. Andanças intermináveis, assaltantes, armadilhas, ataques de animais selvagens, doenças e, afinal, uma mera palavra! Enlouqueceu de ódio e desapareceu. O segundo, não acreditou ter atingido o objetivo e prosseguiu na caminhada de procura. O terceiro, inicialmente surpreso, procurou entender o que haveria por trás da mensagem e a considerou em plenitude. Pensou: Sim! Como não havia atentado antes? A esperança é a vida. Com a esperança no coração tudo torna-se viável. A esperança antecipa-se à conquista. E assim, feliz por ter encontrado a chave para entender a verdade da vida, prosseguiu caminhando, com a esperança, que é o sonho prestes a se transformar em realidade.
A esperança antecipa a conquista. Uma grande verdade na qual devemos nos firmar. A fé em Cristo Jesus é o motivo de termos uma esperança viva. Pedro diz que fomos resgatados pelo precioso sangue de Cristo. Pelo amor de Deus por nós “que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus” (1Pe 1.21).
A esperança em Cristo antecipa a conquista da glória. Em Deus, pela fé, descansamos na certeza de que, mais do que uma vida de prazeres na Terra, teremos uma vida eterna nos céus. Podemos descansar nessa verdade, pois quem fez a promessa é o nosso grande Deus fiel. Vivemos com firmeza, baseados “na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos” (Tt 1.2).
A fé promove a plena certeza da esperança.