Leitura bíblica: Lucas 18.24-30
Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas (Lc 1.37).
Um corvo morria de sede e se aproximou de um jarro, que uma vez viu cheio d’água. Mas, desapontado, verificou que a água estava tão baixa que ele não conseguia alcançá-la com o bico. Tentou derramar a água, virando o jarro, mas era impossível, pois ele era pesado demais. De repente, viu ali perto um monte de pedrinhas. Apanhou com o bico uma das pedras e jogou dentro do jarro. Depois outra. E outra mais. E outra. E a cada pedrinha que jogava, a água subia. Jogou tantas pedras dentro do jarro que a água subiu até o gargalo. Então o corvo pôde beber.
Conheço esta fábula a muitos anos, ela nos ensina a respeito da paciência, da busca de soluções para os problemas, da necessidade do trabalho inteligente. E o mais interessante foi descobrir que, o que para mim era só uma invenção de algo que era impossível, é na verdade um fato. Sim, o corvo existe, basta você fazer uma busca na internet do vídeo com o título: “Olha só o que esse corvo fez para beber água”. Você verá acontecendo a história da fábula acima.
Se um corvo consegue resolver os seus problemas, podemos afirmar que nós também. Deus nos deu sabedoria muito maior do que a dos animais. Por isso, no lugar de reclamarmos dos problemas, devemos buscar a solução. No lugar de ir logo desistindo, devemos atentar para soluções inovadoras, tentando de diversas formas resolver o que está nos impedindo de prosseguir.
As barreiras e limitações podem fazer algumas pessoas desanimarem. Por outro lado, as dificuldades fazem mais forte aquele que não vai logo desistindo de lutar. Impossíveis são as coisas que encontram pessoas desmotivadas e sem fé. Para Deus não há impossíveis e se vivemos baseados em suas promessas veremos que realmente “tudo é possível ao que crê” (Mc 9.23). Para nós pode até ser impossível, mas Jesus disse: “Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível” (Mt 19.26).
Continue buscando a solução, ela virá.