Leitura bíblica: 2Coríntios 12.7-9
Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus; e em toda a terra esplenda a tua glória (Sl 108.5).
O cristão tem um modo diferente de pensar. Não vive para buscar a própria glória ou para a vanglória, mas vive para a glória de Deus. Paulo, em sua carta aos Romanos, fala que não devemos pensar em nós mesmos além do que convém, mas com moderação (Rm 12.3). “O cristão deve ser tão treinado e disposto a ponto de considerar que durante toda a sua vida ele está relacionado a Deus. Por essa razão, à medida que ele descartar todas as coisas e as levar à apreciação de Deus, assim, direcionará religiosamente toda a sua mente a Ele. Pois aquele que aprendeu a voltar-se para Deus em tudo o que faz é ao mesmo tempo desviado de todos os pensamentos vãos” (João Calvino).
Precisamos tomar cuidado para não ficarmos encantados com as conquistas que Deus nos dá, correndo o risco de esquecer que tudo que temos vem de Deus. Podemos tomar Paulo como exemplo. Deus havia dado a ele revelações grandiosas e incomuns (2Co 7.1-6). Filipe Fontes comenta este texto: “Um dos riscos que ele corria, em virtude de ter recebido essas revelações, era o de ceder ao orgulho, substituindo o doador pela dádiva. Deus, então, colocou-o em uma circunstância desconfortável e incômoda, comparada por ele a um espinho na carne (2Co 12.7-9). O que chama nossa atenção é o propósito dessa circunstância: (...) para que eu não me ensoberbecesse. Segundo Paulo, o objetivo daquela situação difícil era ser um antídoto contra o orgulho e a idolatria. Ele pediu livramento três vezes, mas, ao que tudo indica, jamais se viu livre dela. Deus a utilizou para dar ao apóstolo uma experiência de sua graça”.
Devemos cuidar de nosso coração para que nada venha ocupar a glória que deve ser exclusiva de Deus. Devemos refletir sobre as bênçãos de Deus de forma a ter no coração gratidão e não orgulho pessoal. Não devemos pensar que somos mais importantes que os outros. Tudo que Deus nos deu deve ser usado para servir a ele e ao próximo.
Nosso maior amor deve ser Deus.