Leitura bíblica: Provérbios 11.24-25
Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria (1Co 9.7).
Infelizmente podemos ver muita gente que, no lugar de agir com generosidade, vive a explorar o seu próximo. É muito comum o preço de algumas coisas subirem no momento que as pessoas mais precisam. Comerciantes chegam a estocar mercadorias aguardando o melhor momento para vendê-las mais caro. Esta sede de lucro atrai maldição, mas o comerciante honesto será abençoado. “É melhor ter um lucro menor com a bênção de Deus do que ganhar muito dinheiro e ser maldito pelo povo e reprovado pelo Senhor” (Rev. Hernandes Dias Lopes).
Na verdade, o caminho da avareza é o caminho da pobreza. Mesmo que o avarento consiga acumular muito dinheiro, ele sempre será pobre pois seu dinheiro não provem de fontes honestas. Precisamos buscar a bem-aventurança da generosidade. Jesus disse que mais bem-aventurado é dar do que receber (At 20.35). “Aqueles cujo coração foi aberto por Deus têm mãos e bolsos abertos para socorrer os necessitados. A contribuição não é um favor que fazemos às pessoas, mas uma graça que recebemos de Deus. Quando abrimos a mão para ofertar, estamos investindo em nós mesmos e semeando em nosso próprio campo” (HDL) .
É verdade, o bem que fazemos ao próximo retorna para nós mesmos. Recebemos de forma multiplicada o que fazemos aos outros. “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado” (Pv 11.24-25). O Rev. Hernandes ainda acrescenta o seguinte: “Na economia de Deus, você tem o que dá e perde o que retém. O dinheiro é como uma semente: só se multiplica quando é semeado. A semente que se multiplica não é a que comemos nem a que guardamos, mas a que semeamos. A semeadura generosa terá uma colheita farta, pois a quem dá liberalmente ainda se lhe acrescenta mais e mais”. Que Deus nos abençoe multiplicando a nossa renda e nos dando um coração generoso para ajudar o nosso próximo.
Dá com generosidade e terá prosperidade.