Leitura bíblica: Lucas 14.8-11
Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado (Lc 14.11).
Um enorme carvalho viu-se um dia cercado por um violento furacão que o arrancou do solo e o atirou na correnteza, onde caiu entre alguns juncos. Ele disse, tristemente: Como isto é possível? O furação me arranca do chão, com raízes e tudo, e não arranca esses magros juncos? É que és orgulhoso demais - disse um dos juncos - e não sabes curvar-te como nós! “Em certas situações, é melhor curvar-se do que quebrar”.
A humildade é uma virtude necessária para a sobrevivência. Ela é o segredo para nos mantermos de pé, firmes contra toda a oposição. Quem é humilde não pode sofrer humilhação. Digo isso porque quem se coloca em uma posição de humildade não pode ser levado a um lugar que ele mesmo já se colocou. Muitos reclamam dizendo: Fui humilhado, meu trabalho não foi reconhecido. Só é humilhado aquele que exige direitos e que espera reconhecimento. O humilde está interessado em servir, reconhece que não é perfeito e nem melhor do que os outros.
Jesus disse: “Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas” (Lc 14.8-10). O humilde não pode ser humilhado.
Viver uma vida de humildade é algo muito importante, vai nos ajudar em muitas situações. Devemos também ser humildes de espírito. Precisamos ter total reconhecimento de nossa necessidade de Deus para a nossa salvação. O reconhecimento de nossa fraqueza espiritual nos leva a buscar a Deus. E só o humilde de espírito irá herdar o reino dos céus.
O humilde obterá honra.