Leitura bíblica: Gálatas 6.6-10
Porque semeiam ventos e segarão tormentas; não haverá seara; a erva não dará farinha; e, se a der, comê-la-ão os estrangeiros (Os 8.7).
A Bíblia fala que o que semearmos iremos colher. Esta é uma verdade a qual devemos nos atentar. Diariamente queremos colher o que não semeamos, acreditamos que é possível vencer sem lutar, obter resultados sem esforços. Deve ficar claro que “quem planta mentira colhe traição, quem planta ciúmes colhe suspeita, quem planta inveja colhe mediocridade, quem planta ódio colhe amargura. Da mesma forma, quem planta verdade colhe lealdade, quem planta confiança colhe tranquilidade, quem planta amor colhe ternura” (Rev. Abival Pires da Silveira).
Apesar da colhermos o que plantamos, não colhemos apenas a quantidade plantada. “Quem planta colhe multiplicadamente. Plantamos um grão, colhemos uma espiga. Plantamos uma semente, colhemos uma árvore. Da mesma forma, se plantamos vento colhemos tempestade” (Rev. Abival).
Vemos aqui um grande alerta. Precisamos tomar mais cuidado com o que estamos semeando. Nossos dias futuros podem ser prejudicados ou abençoados conforme nossas ações do presente. No lugar da insegurança e medo a respeito do futuro, devemos nos dispor ao trabalho e plantar coisas boas hoje. Precisamos superar as adversidades e nos manter firmes em nossa semeadura. Pela fé devemos nos manter firmes na confiança de que “os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.5-6). “Se assim é, vamos plantar a paz, ministrar a justiça, falar de bênçãos, respirar alegria, distribuir amor. Chega de plantar azedume, de semear desconfiança, de distribuir queixas, de passar pessimismo. Só a semeadura do bem pode nos fazer bons” (Rev. Abival).
É muito importante lembrar que tudo deve ser feito conforme a orientação e propósito de Deus. Não vivemos buscando benefício pessoal, somos servos de Deus. Somos dependentes dele, pois ele é que dá o crescimento (1Co 3.7-9)
Fazemos o bem semeando boas coisas.