Leitura bíblica: Salmo 112
Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR (Sl 112.7).
Você se considera uma pessoa corajosa? Antes de responder essa pergunta, veja essa história: Homem recebeu medalha de honra por bravura em combate e fez o seguinte comentário: “Esta medalha é uma homenagem do meu país ao fato de que é impossível morrer de medo. Por isso, estou aqui para receber esta medalha”. Lendo este testemunho de um corajoso, podemos entender que coragem não é ausência de medo e sim persistência apesar do medo. Ou seja, coragem não é ter medo, é não ser vencido pelo medo. E, como disse o homem que recebeu a medalha, o medo pode assustar, mas não mata ninguém. Que diz que morreu de medo é prova disso, pois está vivo para contar.
Charles Spurgeon fala algo importante. Ele diz que o cristão deve ser exemplo de coragem. “Cristão, você não deve temer a chegada de maus rumores, pois se você ficar angustiado por eles, o que você faz a mais do que os outros homens? Eles não têm o seu Deus a quem buscar; eles nunca provaram Sua fidelidade como você tem feito; por isso, não é de admirar que fiquem abatidos pelas preocupações e intimidados pelo medo. Mas você professa ser de outro espírito; você foi gerado de novo para uma viva esperança (1Pe 1.3), e seu coração vive no céu, e não nas coisas terrenas. Dessa forma, se você é visto perturbado como os outros homens, qual é o valor dessa graça que você professa ter recebido?”
A coragem que vence o medo é a confiança em Deus. É através da experiência que temos de livramentos no passado que cremos na vitória presente e futura. É através do conhecimento de Deus, seu amor e bondade que descansamos em meio aos problemas. O ímpio grita, se desespera, foge, se revolta. O cristão ora, descansa, no silêncio da dor se acalma, se aproxima de Deus. “Tenha coragem e, descansando na certeza da fidelidade do seu Deus da aliança, ‘não se turbe o vosso coração, nem se atemorize’ (Jo 14:27)”.
Confie no Senhor, e espere com paciência por Ele.