Leitura bíblica: Gálatas 5.22-26
Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra (Mt 5.39).
O psicanalista Homero Reis faz uma reflexão interessante sobre a história da Branca de Neve. Ele disse que enquanto o espelho dizia à madrasta que era ela a mulher mais bonita da existência, não havia problemas. A vida seguia em paz para todos naquele reino, inclusive para a Branca de Neve. Quando o espelho, então, revelou a ela que existia, sim, uma mulher mais bela, tudo mudou: a madrasta virou bruxa, contratou um caçador e colocou o terror no reino. Na aplicação deste fato, Homero faz uma pergunta: Em quem você se transforma quando alguém diz o que você não quer ouvir?
Realmente é fácil ser um bom marido, um bom pai, um bom patrão quando tudo vai bem, mas quando contrariados, quando questionados, é bem mais difícil e complicado. É nessas horas que vamos revelar quem realmente somos. Somente com muito controle emocional, humildade, sabedoria conseguiremos nos manter firmes sem tomar nenhuma decisão precipitada.
Devemos refletir sobre isso. Somos capazes de aceitar críticas, mesmo quando infundadas? Ou reagimos com vingança, ódio e ressentimento.
A moral da história nos convida a analisar o nosso próprio comportamento quando somos confrontados com opiniões ou verdades que não nos agradam. Somos capazes de agir com sabedoria, aceitando a crítica e aprendendo com ela? Ou nos transformamos em uma versão pior de nós mesmos, reagindo com raiva e ressentimento?
Se é nesses momentos que mostramos quem nós realmente somos, que revelamos o que está em nosso interior, precisamos cuidar de nosso coração, encher a nossa mente com o que é bom. Tiago recomenda às mulheres e a todos nós o seguinte: “Seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus” (1Pe 3.4). Mais do que a beleza externa de uma mulher é sua beleza do coração. Se cultivarmos um espírito amável e sereno, teremos autocontrole e iremos pagar o mal com o bem, amar nossos inimigos, orar pelos que nos perseguem.
Pratique a bondade.