Leitura bíblica: Marcos 7.21-23
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei (Hb 13.5).
Um homem perdeu sua carteira com boa quantidade de dinheiro numa época de inflação alta. Por acaso, uma senhora a encontrou na grama ao lado de uma calçada. Essa senhora era honesta, tinha uma boa situação financeira e colocou um anúncio no jornal dizendo que quem havia perdido a carteira fosse à sua casa apanhá-la. O homem foi imediatamente até a casa dela e provou ser o dono da carteira. A senhora que a havia encontrado a entregou com todo prazer. Este começou imediatamente a contar o dinheiro. Contou uma, duas, três vezes. A senhora ficou constrangida, pensando que talvez faltasse algum dinheiro, ainda que estivesse completamente certa de que não pegou nenhum centavo. Quando o homem ia começar a contar o dinheiro pela quarta vez, ela perguntou-lhe: - Senhor, o que está acontecendo? Está faltando dinheiro? Ele respondeu: - Minha senhora, onde estão os juros e a correção monetária?
Que ingratidão deste homem! Após receber de volta o que havia perdido, ainda esperava que ela entregasse os juros! Este é o tipo de atitude que alguns têm para com Deus. Não reconhecem o que ele dá em seu grande amor e graça e, às vezes, se queixam tanto, cobrando de Deus coisas melhores e maiores. Não reconhecem com alegria as bênçãos que possui, não vêem tudo que já receberam. Ainda ficam descontentes quando algo não sai como esperavam.
Uma das formas de Deus provar nosso coração é permitindo que passemos por algumas perdas. Se a nossa resposta for o contentamento, estamos demonstrando que nosso maior tesouro é o Senhor, mas se abandonarmos a nossa fé e irritados, blasfemarmos contra Deus, estamos dando prova do quanto somos avarentos. A avareza é chamada por Paulo de idolatria (Cl 3.5). É colocar no centro o eu no lugar de Deus. Devemos cuidar de nosso coração, pois de dentro dele procedem muitos pecados, entre eles a avareza.
Contente-se com as coisas que tem.